top of page
Buscar

Frutas e Humor: Qual a Relação Entre Alimentação e Equilíbrio Emocional?

  • Foto do escritor: Frutas na Mesa Beneficios bem-estar
    Frutas na Mesa Beneficios bem-estar
  • 10 de out.
  • 2 min de leitura

Corporativo - Jul 2025


Você já percebeu como, em alguns dias, sua disposição, energia e até seu humor parecem diferentes? Acredite, isso não acontece por acaso: e a alimentação tem tudo a ver com isso.



Estudos nas áreas de nutrição e neurociência mostram que aquilo que comemos impacta diretamente não só nossa saúde física, mas também nosso equilíbrio emocional. E, nesse cenário, as frutas exercem um papel fundamental.


Um artigo publicado no British Journal of Health Psychology (2013) demonstrou que a maior ingestão de frutas e vegetais está associada a níveis mais altos de bem-estar, felicidade e energia. Outro estudo, da Harvard T.H. Chan School of Public Health (2020), reforça que padrões alimentares ricos em vegetais, frutas e grãos integrais ajudam na redução dos sintomas de depressão e ansiedade.

Isso acontece porque muitos nutrientes presentes nas frutas participam da produção de neurotransmissores como a serotonina e a dopamina, que são responsáveis pela regulação do humor, do sono e da sensação de bem-estar.


Veja alguns exemplos práticos dessa relação:


Maçã e outras frutas ricas em fibras são grandes aliadas do bem-estar. Elas ajudam a regular a glicemia e, consequentemente, contribuem para o equilíbrio do humor e mais disposição no dia a dia.

Kiwi, abacaxi e outras frutas cítricas são verdadeiros reforços para sua imunidade. Além da vitamina C, ajudam a reduzir os efeitos do estresse e promovem mais energia e vitalidade.

O abacate é aquele tipo de alimento que cuida da cabeça e do coração: cheio de gorduras boas e vitaminas que alimentam seu equilíbrio mental e emocional.

Frutas vermelhas (morango, amora, mirtilo): ricas em antioxidantes, como antocianinas, que ajudam a combater o estresse oxidativo no cérebro, contribuindo para a saúde mental. Estudos da Nutritional Neuroscience (2017) indicam que o consumo regular dessas frutas pode melhorar a função cognitiva e o humor.


Portanto, manter uma alimentação equilibrada, com presença constante de frutas, não é apenas uma escolha para quem quer cuidar da saúde física. É também uma estratégia real e comprovada para reduzir o estresse, melhorar o humor e fortalecer o bem-estar emocional.

Afinal, quando cuidamos do que colocamos no prato, também estamos, literalmente, cuidando da nossa mente.

 
 
 

Comentários


bottom of page